Centro - Canoas/RS - Fone: 51- 30317869 contato@infomesq.com.br Help Desk (Área do Cliente)

Dicas para Word - Parte 2

Dicas fácies de utilização do Word para você aplicar no dia-a-dia e economizar tempo na edição de texto!

Juntar quebras de linha

É comum recebermos textos por e-mail ou de PDF que vêm com quebras de linha no meio do texto. Para resolver isto é só ir no menu Edit (Editar) > Replace (Substituir). Coloque “^l” no campo find what (Achar o que) e deixe em branco o campo replace with (substituir com). Clique em Replace All (Substituir tudo). Outras combinações são ^p para marcas de parágrafo, e ^t para tabulação

 

Tenha várias versões de um arquivo
Você não precisa gravar vários documentos com versões diferentes de um texto. O word possui um modo de gravação de versões que permite a inserção de comentários em cada versão salva. Para isso, vá em File (Arquivo) > Versions (Versões) e adicione um comentário e salve a versão. É possível armazenar quantas versões quiser dentro do mesmo arquivo

Voltar para último lugar editado
É comum usar a barra de rolagem para navegar por textos no Word e depois de achar a informação procurada você perde um tempão procurando onde tinha parado de escrever? É só pressionar Shift F5 que o word te leva para o lugar da última edição

Como personalizar CDs e DVDs?
Para a personalização de rótulos de CDs e DVDs basta baixar um modelo do site do Office Online. Nas caixas de texto sobre os rótulos dos CDs, você pode digitar o título da sua coletânea, a data em que ela foi feita e até comentários sobre o conteúdo. Se quiser personalizar seu preenchimento (o fundão colorido), faça o seguinte: com o CD selecionado, clique na guia Ferramentas de Desenho - Formatar e, na seção Estilos de Forma, clique no pequeno balde de tinta. Abrirá um menu com algumas opções de preenchimento: menu de cores, sem preenchimento, mais cores, figuras, gradiente, textura e padrão. Na janela de seleção de arquivo, escolha uma imagem, clique sobre ela e insira. Em seguida é só imprimir.

Como criar as caixas dos CDs ou DVDs?
Para criar as caixas, o processo é o mesmo. Baixe um templates para capa de CD. O preenchimento é uma textura. Tem gradientes, outras texturas e dá até mesmo para usar a mesma figura do rótulo. É só escolher o modelo que quiser.

Como realizar uma soma rapidamente no Word?
Clique na última célula de uma coluna da tabela, onde deverá aparecer o resultado da soma. Clique na guia Layout, no botão Dados > Fórmula. Aparecerá uma pequena janela. Repare que a função SOMA já estará lá. É só clicar em OK. Adicionalmente, você pode formatar os números escolhendo uma das opções do campo Formato do Número.

Como inserir Cabeçalho e Rodapé?
Os recursos de Cabeçalho e Rodapé consistem em uma área da página em que você pode inserir qualquer dado (imagens, texto etc) e estes serão repetidos em todas as páginas. Você pode acessar o Cabeçalho e o Rodapé por meio da guia Inserir > Cabeçalho e Rodapé. Ou dando um clique duplo na parte de cima ou de baixo de uma página —eles já abrem para edição. O mais interessante é que, quando o Cabeçalho ou o Rodapé se abrem, surge a guia Design com inúmeras opções como textos automáticos, figuras, opções de navegação, numeração de página, entre outros. É só escolher e as páginas estarão prontas.

Como criar uma mala-direta?
O primeiro passo é clicar na aba Correspondências > Iniciar Mala Direta e em Assistente de Mala Direta Passo a Passo. Determine o que quer fazer: cartas, mensagens de e-mail ou envelopes. Escolha e clique em próxima. O segundo passo é decidir se quer utilizar o documento aberto ou iniciar a partir de um modelo. Em seguida, você tem que decide de onde vêm os dados: de uma lista existente, do Outolook ou de uma nova lista. Depois disso trabalhe na criação de seu documento de mala-direta. Determine quais informações quer que venham da base de dados. Clique em Inserir Campos de Mesclagem e escolha os campos que quer de sua base de dados. O processo de mala-direta pode chegar à impressão de cartas, envelopes, etiquetas etc.

Fonte: UOL Tecnologia